Os famosos dias em que tudo dá errado.

As piores dores assolam quando nos esquecemos de nós mesmos, auto-observar-se é uma grande chave para entender que o que há lá fora, é apenas reflexo do que já aconteceu por dentro.


Você acorda, derruba as coisas, bate o dedinho na quina da cômoda, agride com ou sem palavras aqueles que vieram dizer-lhe bom dia, perde o ônibus, fica com raiva, desconta no cachorro, desconta em tudo, amaldiçoa sua existência e tem certeza que é um azarado. Entra no banco e não há nada do esperado, será que pegou a fila errada? Nem sabe, está com a cabeça longe demais, e acha normal." Estou sonhando acordado, logo vai passar", aliás nem sabe aonde está com cabeça.

Não percebe as milhares de vozes comandando a máquina humano, talvez algum dia, brevemente tenha reparado que as vezes não era você quem falava, mas logo tirou a idéia da cabeça. " Tenho muitas faces."

Realmente tem, e deixou-as dominar todos os sentidos. São nesses dias que as piores coisas acontecem, quando nos esquecemos de nós mesmos.

Quem são essas "faces"? Milhares de agregados psíquicos com vontade própria , denominados de várias formas em várias culturas, alguns os chamam de pecados, outros de ego, no antigo Egito eram os Demônios Vermelhos de Seth. Não importam suas variantes nominais, o que importa é que existem, controlam a máquina humana, fazem-nos perder a cabeça, provocam desastres, brigas, tragédias, ou às vezes "apenas" nos fazem sonhar acordados, enchendo nossas cabeças de fantasias, tantas vezes inúteis. Aí esquecemos de pegar os filhos na escola, fazer a inscrição no vestibular, a tarefa da escola, ir ao encontro marcado.

Quando acontece, culpamos tudo. Ah que dia azarado! Se apenas tentássemos buscar por alguns instantes manter o foco em nós mesmos. Parece difícil? No começo sim. Pois já nos acostumamos a todos esses egos, a entregarmo-nos a eles, só falta dizermos: " Vai gula, coma tudo que quiser, mesmo que custe minha saúde! Vai preguiça, durma a manhã toda e serei despedido amanhã, mas faça! E todas as outras vontades que sabemos muito bem as conseqüências, mas nunca paramos para pensar nas causas.

A Auto Observação é um dos segredos e o primeiro passo para a urgente tarefa de identificar o ego. Ele se esconde, tantas vezes passa despercebido. Utilizando a essência, o real ser, devemos fazer-nos em dois: observador e observado. Assim poderemos ver a ação desses agregados psíquicos em nós, quando eles vem, o que causam, o quanto machucam os outros e a nós mesmos.

Busquemos pois manter o foco em quem realmente somos, e os famosos dias em que tudo dá errado, irão desaparecendo, e quando surgirem, você poderá identificar o que os causou, e então cuidar para que não voltem a se repetir.

Deixo uma pequena tarefa a vocês hoje (se quiserem ^^). Auto observem-se e tentem descobrir quando é a essência (as virtudes), e quando é o ego quem age. Quais as tuas virtudes, tens mais virtudes ou egos? Aliás, fica aí uma boa tarefa, não só para hoje, mas para o resto da vida.

P.S.: Este assunto é bem extenso, poderia exemplificar infinitamente, que ainda haveriam dúvidas em alguns leitores; espero que este pequeno texto tenha pelo menos feito refletir, e já sentirei a missão de hoje cumprida. Atenciosamente,

Iasmim.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

1 comentários:

wire disse...

adorei isso amor, vc é muito foda :3
te amo (L)

Postar um comentário